terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pastoral da Criança de Florânia realiza dia de lazer


A Pastoral da Criança do município de Florânia realizou neste último domingo dia 29, no Sitio Jucurí, a Confraternização da Paz, dedicado a todos os membros, voluntários e colaboradores da Pastoral da Criança.

O evento organizado pela a equipe, contou com troca de presentes entre os membros da pastoral, banho de bica, feijoada acompanhada de muita música e brincadeiras.

Na oportunidade o Coordenador da Pastoral da Criança Joãozinho do Pastel levou a sua mensagem para todos os presentes. “É com muita alegria, que estamos reunindo todos vocês neste momento impar da pastoral. Esta é a forma mais simples de agradecer primeiramente a Deus e a vocês por mais um ano de muito trabalho e de projetos concretizados. Esperamos que neste ano de 2012, estejamos juntos e seguindo com o mesmo objetivo que é gerar a alegria e o bem-estar das crianças floranienses." Concluiu Joãozinho do Pastel.
 
Clique na foto para ampliar.
 
 






Fonte:Blog Claudiano Silva

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SAIBAM O QUE É ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO


Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.
Por ser algo privado, a vítima precisa efetuar esforços dobrados para conseguir provar na justiça o que sofreu, mas é possível conseguir provas técnicas obtidas de documentos (atas de reunião, fichas de acompanhamento de desempenho, etc), além de testemunhas idôneas para falar sobre o assédio moral cometido.

OBS:Consulte a Lei 8.112/90

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Inscrições do Sisu começam no próximo dia 7

 

A partir de sábado, 7 de janeiro, os estudantes interessados em ingressar em uma das 95 universidades do Brasil que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos podem fazer a inscrição por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal (UFMS), Universidade Estadual (Uems) e o Instituto Federal de Educação (IFMS) disponibilizam juntos 6.815 vagas. No país, são 108.552 vagas — 30% a mais que em 2011 — distribuídas em 3.327 cursos.
As inscrições vão até o dia 12 deste mês e no dia 15 já será divulgado o resultado da primeira chamada. Nos dias 19 e 20 de janeiro, os selecionados terão de fazer as matrículas. A segunda chamada sai no dia 26, com matrículas nos dias 30 e 31. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o Sisu vai gerar uma lista de espera que estará disponível para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. Os candidatos interessados em participar desta lista deverão pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro.
 Regras
O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.
Diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6 horas da manhã para atualização, em 2012 ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.
O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
Para se inscrever no Sisu 2012 é preciso ter feito o Enem 2011, e não ter tirado zero na redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2011. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha cadastrados em outras edições do exame.
 Consulta
Os estudantes que prestaram o Enem podem consultar, desde o dia 26 de dezembro, a distribuição das vagas que serão oferecidas por meio do Sisu para os cursos com ingresso no primeiro e segundo semestres deste ano.
Também no mês passado, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica o Enem, divulgou as notas mínimas e máximas obtidas pelos candidatos nas provas realizadas em outubro do ano passado. Na prova de Ciências Humanas, elas variaram de 252,6 a 793,1 pontos. Em Ciências da Natureza, a nota mínima foi 265 e a máxima, 867,2. Em Matemática, a pontuação variou de 321,6 a 953. Em Linguagens, a nota mais baixa foi de 301,2 pontos e a mais alta, de 795,5. Em cada uma das provas, os candidatos podem fazer até 1 mil pontos.
 Serviço
Para fazer a inscrição basta acessar o site do Ministério da Educação, www.mec.gov.br, ou a página do Sisu, http://sisu.mec.gov.br/. Para dúvidas, o MEC está atendendo, gratuitamente, pelo telefone 0800-616161.