quinta-feira, 9 de junho de 2011

ONU quer eliminar Aids até 2020


Mais de 9 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao tratamento e 1,8 milhões de pacientes morrem anualmente.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira, 9, um esforço global para tentar acabar com a Aids até 2020. No mundo, 34 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus HIV, mas estima-se que metade não saiba disso.
 “Este é o nosso objetivo: zero novas infecções, zero preconceito (contra portadores) e zero mortes relacionadas à Aids”, declarou Ban durante o seminário que marca o 30º aniversário da descoberta do vírus.
Segundo estatísticas da ONU, o número de novos infectados tem apresentado queda desde 2001, ano em que os líderes globais prometeram tomar medidas contra a pandemia. Em 1999, eram 26,2 milhões de pessoas infectadas.
Para combater o vírus, o secretário defendeu um posicionamento mais aberto. “Se queremos relegar a Aids aos livros de história, temos de ser corajosos. Isso significa enfrentar temas sensíveis, incluindo homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas e prostituição”.
Acesso aos medicamentos                                          
O secretário pediu também para os 30 líderes presentes garantirem o acesso universal ao tratamento à Aids e a redução dos seus custos até 2015. Mais de 9 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao tratamento e 1,8 milhão de pacientes morrem anualmente de complicações relacionadas à doença.
Líderes da África, continente com maior incidência da pandemia, pediram mais recursos para combatê-la. O presidente Goodluck Jonathan, da Nigéria, defendeu que ‘o financiamento adequado é crítico para o sucesso da resposta à doença.


Fonte : Opinião e notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário