quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tipos formais de agentes de corrupção

 

Os agentes que praticam a corrupção são classificados em dois tipos: os agentes de corrupção ativa (agentes que oferecem e/ou dão dinheiro) e os agentes de corrupção passiva (agentes que pedem e/ou recebem dinheiro).
A corrupção é um crime biunívoco no sentido matemático do termo pelo fato de que para cada corrupto existente no domínio governamental existe um outro corrupto no contra-domínio privado.

 AGENTES DE CORRUPÇÃO PASSIVA (ou "agentes públicos corrompidos") - são governantes ou funcionários públicos que utilizam o poder do Estado para atender às demandas especiais dos agentes corruptores. Governantes são funcionários públicos temporários eleitos democraticamente ou funcionários públicos colocados em cargos de confiança pelos que foram eleitos (em função da legislação).

AGENTES DE CORRUPÇÃO ATIVA (ou "agentes privados corruptores"- são ou empresários ou gestores de empresas ou gestores de grupos religiosos ou líderes de grupos étnicos ou líderes de grupos de interesse) que buscam aumentar seu poder político e financeiro em relação ao poder político de seus concorrentes do resto da sociedade.
A corrupção política pode ser grande ou pequena e organizada ou desorganizada. Pode se iniciar nos escritórios de agentes políticos e seus partidos, nos escritórios das grandes ou pequenas empresas, nos escritórios de agências governamentais. Pode também se iniciar até mesmo em reuniões sociais como festas de aniversário, de casamento ou de velhos amigos da escola.
Tipos de crimes de corrupção
Ø  Suborno ou Propina;
Ø  Nepotismo;
Ø  Extorsão;
Ø  Tráfico de influência;
Ø  Utilização de informação governamental privilegiada para fins pessoais ou de pessoas amigas ou parentes;
Ø  Compra e venda de sentenças judiciárias;
Ø  Recebimento de presentes ou de serviços de alto valor por autoridades;

Fonte:Wikipédia,enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário