sábado, 14 de julho de 2012

Saibam o que é Síndrome de Diógenes


Sintomas
Isolamento social.
Reclusão em seu próprio lugar.
Abandono da higiene.
Acúmulo de grandes quantidades de sujeira e materiais inúteis em casa .
Vivem voluntariamente em condições de pobreza extrema.
 O ancião se mostra com extrema negligência em seu comportamento e condições de higiene, não se cuidando e não cuidando do lugar onde vive. Podem muitas vezes guardar grandes quantidades de dinheiro em sua casa ou no banco sem ter consciência duque a possuem. Ao contrário, pensam que sua situação de pobreza é extrema portanto, se induzem a guardar e empilhar objetos e artigos sem utilidade alguma em grande quantidade. É frequente o armazenamento de quantidades muito grandes de objetos como bilhetes antigos, passagens, papéis sem utilidade legal, latas de pintura e materiais vencidos.
Quem sofre do mal.-Normalmente o mal se dá em anciões com certa tendência ao isolamento, além de outros fatores que também intervém como o stress causado pela idade, dificuldades econômicas, morte de algum familiar, e sobretudo a saudade.
A posição socioeconômica não impede a aparição do mal, já que se conhecem casos de pessoas que padeciam da síndrome que possuíam títulos universitários, com nível econômico e carreiras profissionais brilhantes.
Tratamento-Em primeira instância, o tratamento para estas pessoas é dirigido para possíveis complicações derivadas do mal estado nutricional e higiênico. Ato contínuo, é necessário instaurar medidas preventivas para que o quadro não volte a repetir-se. Para isto se necessita um apoio social suficiente, através de uma instituição geriátrica ou de assistência domiciliar. O problema é que os próprios afetados podem rechaçar a ajuda social. Se não estão incapacitados por motivo de alguma patologia psiquiátrica de base ou uma demência não podem ser ingressos numa residência sem o seu consentimento, com o que termina retornando a seu tipo de vida anterior.
Conselhos às famílias-Os familiares deverão vigiar a seus maiores que vivem sós especialmente se há observado algum fator de risco, como um comportamento estranho ou um isolamento voluntário. Não obstante, com frequência resulta difícil ajudá-los já que são eles os que evitam todo tipo de atenção. Isto faz que às vezes se chegue à uma conclusão ou debate de que se trata realmente de uma enfermidade ou somente um estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário